Esta receita é adaptada de um prato do Líbano. É uma salada fresca que funciona muito bem como acompanhamento.
A receita original é feita com base num grão chamado bulgur. Depois de comprar percebi que era um grão parecido ao couscous. Ambos são preparados da mesma maneira: junta-se água quente e aumentam de tamanho. O tamanho do grão de bulgur é um pouco maior que o do couscous.
Tanto o bulgur como o couscous são feitos a partir de trigo mas o processo de fabrico é diferente. O bulgur é tradicional da cozinha do médio oriente enquanto que o couscous é tradicional do norte de África.
O bulgur tem ligeiramente menos calorias que o couscous e tem mais fibra e ferro. Comparando com o arroz e o couscous tem um valor nutricional superior. Tem também um baixo nível de glicémia, ou seja ficamos sem fome durante mais tempo.
Para já, o único inconveniente que encontrei no bulgur é não haver nos supermercados. Comprei no celeiro e é mais caro que os couscous.
Podem substituir o bulgur por couscous mas cá em casa preferimos a versão com bulgur. Vou continuar atenta nos supermercados.
Tabbouleh

Em vez das 175g bulgur podem usar couscous. Neste caso deve substituir por 200g de couscous com 300ml de água. Embora esta receita demore algum tempo (conte com 1.5 horas) porque se tem que aguardar, a preparação é extremamente simples e rápida.
Ingredientes:
- Bulgur - 175g (ou 200g de couscous)
- Água - 500ml (ou 300ml se usar couscous)
- Salsa - 20g (um molho inteiro de supermercado)
- Hortelã - 25g
- Cebolinho - 2 colheres de sopa
- Courgette - 200g
Uso courgette com frequência por exemplo em vez da batata na sopa. Obtenho a consistência cremosa que a batata oferece usando courgette (em inglês zucchini).
A courgette tem cerca de 20 calorias por 100 gramas enquanto que a batata tem cerca de 85 calorias por 100 gramas. Além disso, os açúcares de libertação rápida da batata fazem-nos sentir vontade de comer mais rapidamente. É por isso que a courgette é aconselhada em dietas para perder peso. A courgette é também rica em minerais e fibras e tem inúmeros benefícios para a saúde.
- Cebola - 25g
- Limão - 1 unidade
- Azeite - 40g
- Sal e pimenta - a gosto
Instruções
- Preparar o bulgur ou o couscous, regando-o com água a ferver. Deixar repousar durante 20 minutos. Escorrer e espremer bem para sair toda a água se usar bulgur.
- Na bimby colocar 20g de salsa e 25g de hortelã e picar 5 seg, Vel 6. Reservar.
- Picar com a faca ou uma tesoura as 2 colheres de sopa de cebolinho. Juntar à salsa e à hortelã.
- Descascar a courgette (com um descascador como este) e pesar 200g no copo da bimby. Juntar 25g de cebola e picar 3 seg, Vel 5.
- Juntar 4 colheres de sopa de sumo de limão (cerca de 35g).
- Juntar 40g de azeite e as ervas reservadas. Programar 30seg, Vel 5 colher inversa.
- Baixar com a espátula o que está na parede do copo. Programar mais 2 seg, Vel 5 colher inversa.
- Juntar o molho ao bulgur e deixar marinar cerca de uma hora.
Servir frio como acompanhamento.