Há algum tempo que uso uma mistura de água e vinagre para fazer grande parte das limpezas cá em casa. É uma alternativa para quem procura uma solução ecológica, não tóxica e barata. Devido ao seu grau de acidez é efetivo a acabar com o mofo, bactérias e germes. A primeira vez que usei achei que ía ficar um cheiro (e eu detesto cheiro do vinagre) mas verifiquei que o cheiro desaparece rapidamente. Esta solução é usada há muito mas parece-me que caiu em desuso com a grande oferta de detergentes dos supermercados. Não é tão sexy e cheiroso mas é igualmente efectivo, mais barato e seguro.
Comprei umas garrafas pulverizadoras na IKEA mas podia ter reutilizado outras de detergentes que acabaram. Dependendo da aplicação pode-se usar vinagre puro ou diluído em água. Em geral um diluo uma parte de vinagre em 4 de água.
Uso por exemplo para limpar o fogão, o microondas, o frigorífico, a bancada, os móveis da cozinha, a tábua de corte, a bimby (com cuidado para não molhar os encaixes da base)…enfim, tudo. Depois de cozinhar, e por vezes durante, tenho sempre à mão a garrafinha e o meu pano favorito para deixar a minha bancada como nova.
Também uso esta mistura na casa de banho para limpar as louças, bancada, azulejos e espelhos ou para limpar o chão (sem cera). Às vezes se tenho uma mancha no chão é só borrifar naquele pedaço e passar a esfregona ou um pano.
Há quem use para limpar vidros (solução meia parte de vinagre, meia parte de água) mas ainda não experimentei porque tenho bastante limpa-vidros em stock.
Li que é bom para tirar nódoas e eliminar odores (por exemplo de frascos com cheiros ou odores em casa).
Tenho uma destas garrafinhas em casa casa-de-banho e assim quando é preciso, rapidamente, limpo o que é preciso.
Já agora partilho a minha escolha de panos tipo microfibra para limpeza. Já experimentei vários e os que gosto mais são os do Lidl. Duram bastante, sobrevivem bem à máquina da roupa, não deixam manchas, são bons para secar e têm umas cores divertidas.