Esta é uma receita para fazer sem bimby, numa frigideira grande tipo wook. Eu uso a minha de fundo cerâmico que adoro.
Esta receita é muito rápida de preparar. Só precisam de ter espinafres frescos. O resto dos ingredientes é enlatado. Vou apresentar várias fotos que ilustram os vários passos da receita para perceberem melhor. Estas quantidades não rendem muito. Dá para 4 doses de gente pouco comilona.
Grão com espinafres no wook

Gosto de servir esta receita com tostas integrais que coloco no fundo do prato para absorverem o molho de tomate.
Quem gostar de coisas picantes pode acrescentar tabasco. Sugiro que levem para a mesa e coloca quem gostar.
Ingredientes:
- Azeite - 3 colheres de sopa
- Sementes de girassol - 2 colheres de sopa generosas
- Pimentão - 2 colheres de chá
- Grão cozido - 1 frasco (400g)
- Espinafres - Cerca de 200g (costumo para esta receita usar um saco de espinafres já lavados)
- Tomate enlatado - 1 lata de cerca de 400g, prefiro do cortado mas pode ser com tomates inteiros
- Tabasco - Opcional para os mais corajosos
Instruções
- Lave o grão. Prefira o grão em frasco de vidro (veja aqui porquê). Junte o grão ao pimentão e misture. Pode fazê-lo na taça que vai usar para servir.
- No wook ou numa frigideira funda toste as sementes de girassol sem gordura. Começa a cheirar a pipocas…aí é melhor parar. Reserve as sementes.
- Salteie o grão no azeite durante 1 minuto.
- Junte a lata de tomate e deixe cozinhar 4 minutos.
- Junte o espinafre e vá misturando até as folhas estarem encolhidas o que demora cerca de 2 minutos se forem pequenas. Não ponha logo os espinafres todos. Coloque metade, deixe encolher e acrescente o resto.
Desligue o lume e adicione as sementes. Junte o tabasco se e só se as pessoas gostarem de muito picante. Caso contrário, sugiro levar para a mesa o tabasco e cada um que se arrisque. Também se pode pôr sal. No entanto as sementes têm um sabor meio salgado e o picante dá a diversão necessária ao prato.
O prato da foto principal foi gentilmente cedido pela SPAL (colecção 7 maravilhas da Gastronomia). Este prato em particular não é muito adequado para comer mas gostei da combinação com o grão e espinafres. É no entanto muito prático para levar por exemplo à mesa uma pequena entrada ou queijos.